sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Charlotte Gainsbourg


Charlotte Gainsbourg já nasceu sob o signo de dois grandes ícones: Ela é filha da atriz inglesa Jane Birkin, que fez sucesso no final da década de 60, início da de 70 na cena de cinema francesa, e do cantor e compositor Serge Gainsbourg. Apesar de ser franco-inglesa, Charlotte sempre morou e estudou na França, tirando o período em que frequentou uma escola na Suiça.

Capa do disco 5:55
 Mesmo sendo filha de duas pessoas que se tornaram de extrema importância na cultura pop ocidental, ela não se acomodou, e se mostra uma artista completa e de personalidade única e marcante. Ela já lançou 4 álbums, mas o primeiro foi com o pai na década de 80, e se chamava Charlotte For Ever. Depois ficou um longo período sem dar as caras na cena musical, e mais de 20 anos se passaram até que Charlotte lançasse três albuns de sucesso. O primeiro da sua fase adulta (em Charlotte For Ever ela tinha apenas 15 anos) foi o aclamado pela crítica e sucesso de público 5:55, que tem faixas incríveis, como a The Operation e Morning Song, minhas faves do CD, lançado em 2006. Após ela se firmar como uma cantora influenciada pelo rock, pelo pop e pelo folk (uma salada que deu certo), a inglesa lançou em 2010 o disco IRM, que se manteve fiel ao estilo do primeiro, músicas calminhas e com jeito de sonolentas, com a voz sussurrante de Gainsbourg. O interessante do segundo disco é que ela se arriscou mais no frânces, língua que sempre falou, mas que no primeiro disco só compôs uma única faixa no idioma. A música Voyage é incrível, e se assemelha pouco ao que conheço da cantora, e que quando ouvi pela primeira vez me surpreendeu para o bem, é tão enérgica, e tem um quê de Natasha Khan cantando suas músicas mais fortes. No entanto, as que mais ouço não são as cantadas em francês, e sim a conhecidinha Heaven Can Wait e a mais animada Trick Pony. O último disco foi o que achei mais diferente dos trabalhos anteriores, a voz sussurrante foi (quase) embora, e rolou vários remixes (chocada), e definitivamente tem uma pegada mais eletrônica, mas isso não quer dizer que a qualidade do trabalho tenha diminuido, e sim que agora abrange um público maior. Quem gosta de Metronomy pode desde 2011 se esbaldar com Stage Whisper, o nome do seu terceiro álbum. Achei Paradisco meio parecida com aquela música que a Kate Nash fez com o Metronomy, Ooh Maybe, por isso a associação logo de cara. O interessante de Charlotte é que a cada disco ela chega com uma surpresa, o primeiro ela mostrou o seu estilo e disse a que veio, o segundo se arriscou em faixas em francês e mais enérgicas, e o terceiro sua voz fica mais firme, e as músicas tem um fundo mais eletrônico.

                                O Clipe Terrible Angels, com direito a uma coreografia

Com tantas influências musicais, o seu estilo não poderia sair ileso dessa salada. Apesar de não ser ligada a exageros, como muitas cantoras que ousam com chapéus, batons vermelhos e roupas extravagantes, Charlotte se firmou como um ícone da moda justamente por ser clean, por sempre evitar o over. Ela costuma aparecer na rua usando calça skinny, uma camisa básica, e muitas vezes um blazer. As fashionistas que se esforçam pra estar tão na moda podem se morder de inveja de Charlotte porque sem fazer o menor esforço, e com um estilo mega básico, ela consegue ser uma cantora bem appealing à indústria da moda. Ela já posou para a Balenciaga e apareceu 5 vezes na capa da Elle francesa, além de ter um editorial lindo fotografado pela própria irmã na Vogue francesa. Recentemente, ela deu uma entrevista a Vogue brasileira dizendo que ama perfume nos outros, mas que odeia nela, e que por isso não usa. Só Charlotte poderia dar uma declaração desse tipo e eu achar lindo. Vai negar que o estilo dela é básico e sem grandes surpresas, mas que ela tem aquele je ne sais quoi que transforma qualquer camiseta branca e calça jeans em uma produção legal?


Charlotte para Balenciaga

2 comentários:

  1. Amazing! Ela tem bem o estilinho da dona do blog ;) Um luxo.

    ResponderExcluir
  2. ela uqe fez aquele filme dos sonhos com o Gael Garcia Bernal? muito muito chato!! (lulu)

    ResponderExcluir